Técnico(a) de Turismo

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EM QUE CONSISTE?

O Técnico(a) de Turismo é um profissional que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de receção e acolhimento em unidades hoteleiras. 

informação ADICIONAL

  • objetivos

    - Desenvolver os serviços de informação, organização e animação em empresas de turismo;
    - Prestar informações de caráter turístico sobre o país e o sobre o local onde se encontra;
    - Organizar e acompanhar programas de animação;
    - Organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
    - Proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e orientando as suas escolhas;
    - Executar serviços em agências de viagens;
    - Apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
    - Transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
    - Efetuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
    - Proceder à venda e faturação dos serviços prestados;
    - Prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
    - Realizar programas de viagens, conferências, entre outros programas;
    - Organizar eventos e programas para grupos especiais;
    - Proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como, operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
    - Executar os serviços de receção e acolhimento em unidades turísticas;
    - Efetuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
    - Prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
    - Vender produtos e serviços turísticos;
    - Efetuar operações de reservas;
    - Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
    - Prestar assistência ao cliente;
    - Realizar o atendimento e a receção do cliente.

  • benefícios

    Subsídio de Alimentação - diário em géneros no refeitório da escola;
    Subsídio de transporte - mensal com o reembolso da despesa apresentada;
    Bolsa de Material - atribuída no início do ano letivo e conforme o escalão de abono de família (A a C);
    Bolsa de Profissionalização - atribuída durante o período de Formação em Contexto de Trabalho conforme legislação em vigor (2.º e 3.º anos).

  • perfil de saída

    Certificação profissional - Diploma de Qualificação Profissional de Nível IV;
    Acesso ao Ensino Superior - os cursos conferem o Diploma de Estudos Secundários (12.º ano) e permitem o acesso ao Ensino Superior com exames regionais a partir de abril de 2020

  • saídas profissionais

    • Técnico de Turismo/Rececionista de Turismo (Postos de Informação Turística);
    • Guia de Museus e Monumentos;
    • Técnico/Diretor de Agência de Viagens;
    • Operador Turístico;
    • Técnico de Empresas de Transportes Aéreos, Rodoviários e Marítimos;
    • Técnico de Acolhimento em Unidades Turísticas;
    • Promotor Comercial em Unidades Hoteleiras;
    • Hospedeira/Comissário de Bordo;
    • Animador(a) Turístico;
    • Organizador(a) de eventos.

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Plano Curricular

Disciplinas  Horas
Formação Sociocultural
Português 288
Língua Estrangeira 198
Área de Integração 198
Sonhadorismo 90
Cidadania e Desenvolvimento 100
Educação Fisica 126
Formação Científica
Geografia 200
História e Cultura das Artes 200
Matemática 100
Formação Tecnológica
Comunicar em Francês 180
Turismo - Informação e Animação Turística 402
Operações Técnicas em Empresas Turísticas 358
Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico 240
Formação em Contexto de Trabalho 600
Total 3280

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